Bacharelado em Composição

O Bacharelado em Composição do Conservatório Brasileiro de Música possui a máxima nota 5 concedida pelo MEC, refletindo seu alto padrão de qualidade. O CBM é uma das instituições mais respeitadas na área musical do país, com mais de 85 anos formando renomados compositores e músicos. Graduar-se nesse curso no CBM significa obter sólida formação técnica e acadêmica, além de destacar-se profissionalmente.

Entenda o Curso

O Conservatório Brasileiro de Música - Excelência em ensino musical desde 1936

Componha as melodias do futuro

O renomado Conservatório Brasileiro de Música, tradicional instituição musical fundada em 1936 no Rio de Janeiro, oferece o curso de Bacharelado em Composição para você que deseja se tornar um compositor profissional.

O curso proporciona sólida formação em técnicas de composição, harmonia, contraponto e instrumentação. Você desenvolverá habilidades para criar e organizar obras musicais dos mais variados gêneros, estilos e formações.

Terá contato próximo com mestres que são compositores e músicos em atividade, absorvendo suas experiências criativas. A própria cidade do Rio, que inspirou nomes célebres como Tom Jobim e Chico Buarque, estimulará sua imaginação.

O Conservatório também promove apresentações e difusão das obras de seus alunos compositores. É a sua chance de mostrar seu trabalho e ser reconhecido artisticamente desde o início de sua carreira.

Quer se formar em composição musical pelo maior conservatório brasileiro? No CBM você desenvolve seu potencial criativo e prepara-se para compor as melodias do amanhã.

Duração 4 anos
Habilitação Bacharelado
Modelo de ensino Digital & Presencial
MEC Nota 5

Perfil do Profissional

Compositores e arranjadores capazes de atuar tanto nos mercados fonográfico, audiovisual (TV, cinema, vídeo, teatro, internet, games, etc.), arranjos para shows de música e apresentações diversas, quanto na criação de música de concerto contemporânea e multimídia;

Capacidade de atuar em qualquer função de criação musical (arranjos e composições) seja voltado para o mercado de consumo (através da produção de jingles, música para TV, vinhetas de rádio, trilhas sonoras, etc.), seja para atender a demanda das músicas de concerto contemporânea e multimídia (música-vídeo, teatro, dança, instalações, etc.).

Capacidade de compor, orquestrar e arranjar nos diversos estilos e gêneros da música ocidental, especialmente aqueles produzidos nos séculos XX, e XXI.

O compositor, orquestrador e arranjador, atuam em diferentes frentes no mercado de trabalho.

Área de Atuação

  • Atua como freelancer, podendo receber encomendas de diversas fontes: estado/governo, fundações e institutos de cultura, escolas, empresas e etc;
  • Como arranjador, realiza trabalhos para outros músicos, arranjando as suas composições para formações diversas de acordo com as necessidades;
  • Realiza trabalhos para TV, cinema, vídeos diversos, arranjando as músicas de outros músicos de acordo com os requisitos de contrato;
  • Compositor de jingles, vinhetas, trilhas sonoras diversas: neste caso, o compositor é contratado por cada serviço, e atende as demandas específicas de cada cliente;
  • Compositores podem escrever música para artistas e bandas populares, criando canções e arranjos em gêneros como pop, rock, R&B, hip-hop, folk, entre outros;
  • Alguns compositores seguem carreiras acadêmicas, lecionando composição em escolas de música, conservatórios e universidades.